Imagem da Semana

Imagem da Semana

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Imaculada Conceição: mais que um título, um DOGMA!

Nossa senhora é conhecida pelo mundo por vários nomes: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, enfim. Uma centena de nomes foram inspirados por aparições que nos ajudam a entender e nos aproximarmos da Mãe. Porém um "nome" muito conhecido nos traz uma referência especial, no qual queremos expor aqui: Imaculada Conceição

Imaculada Conceição significa "sem pecado original". Acredito que já devem ter escutado em algum lugar... Este nome não é simbólico. Ele é real! Maria mesmo foi quem disse em sua aparição em Lourdes para Bernadette, ainda criança (1858) e disse "Eu sou a Imaculada Conceição", sem mancha de pecado, nascida pura, inviolável. 

Talvez você pense: "Ela não é humana? Todo ser humano não tem natureza pecadora? Como nasceu pura?" 

Jesus, o Salvador e Libertador da Humanidade de todo o pecado, não poderia nascer em lugar onde houvesse pecado, Deus poderia escolher qualquer mulher, pois, sabia que o "Senhor do Pecado" tentaria de todas as formas "envenená-la" como anteriormente feito com Eva. Deus queria uma nova Eva para a Humanidade.

Deus a planejou, Deus a quis na pureza. Fazia parte de seu plano de amor para seus filhos. Por isso, ele a fez, desde de o ventre de sua mãe, Sant'Ana, cheia de graça! Uma mulher que seria capaz de aceitar Jesus e sua missão, ser forte do começo ao fim!

A Imaculada Conceição de Maria tornou-se um dogma da fé católica por Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1854, declarando:
“Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”.


O Anjo Gabriel lhe disse na Anunciação: “Ave, cheia de graça...” (Lc 1,28). Nesse “cheia de graça”, a Igreja entendeu todo o mistério e dogma da Conceição Imaculada de Maria. Se ela é “cheia de graça”, mesmo antes de Jesus ter vindo ao mundo, é porque é desde sempre toda pura, bela, sem mancha alguma; isto é, Imaculada.
Felipe Aquino 
"Rogai, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!"

Saiba mais:
 http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11246

*Dogma: do grego "o que se pensa é verdade" é uma crença, convicção de determinada religião. No caso da Igreja Católica, fazem estudos para que os dogmas sejam estabelecidos e registrados.