Imagem da Semana

Imagem da Semana

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Reflita

Eu, Raissa, uma das integrantes do grupo, fiz um texto reflectivo, não posso dizer que é um pequeno texto, porque realmente não é, espero que gostem dele e refli tam bastante.

Uma sensação tão boa de estar aqui no retiro, um lugar tão quieto, calmo, tranqüilo. Neste momento devem ser mais ou menos umas 10:45, estou na beira do lago sozinha, pois os outros estão espalhados pelo ambiente lendo a bíblia, como o Padre Ariel nos pediu, só ouço os pássaros, o vento, a água e os passos daqueles que estão voltando para a casa, uma calma, esse som tão gostoso de ouvir que é o da água caindo (não é uma cachoeira, é apenas um buraco que tem em um espaço do lago para que ele não transborde, ainda não sei para onde a água vai, mas antes de irmos embora daqui eu descubro), o vento batendo em nosso rosto, o simples sol tímido, apesar de não haver nuvens no céu. A água mexendo com o vento, ás árvores numa dança que parece ensaiada, pessoas de cabeça baixa pensando, alguns, quase dormindo, deve ser a ação do Espírito Santo. Como as coisas são belas, parece um quadro, um quadro que se mexe, com pessoas andando, falando, rindo, animais voando, rastejando, andando, correm e se comunicam de alguma forma. Isso é a beleza da natureza! Agora tenho que ir, acabou o nosso tempo, mais tarde continuo.
Estou de volta a escrever, já almoçamos, uma comida simplesmente maravilhosa, voltamos para a sala, fizemos o que tínhamos de fazer ouvimos o resto da palestra voltamos a nos separar, ficar sozinhos novamente, estou na beira do lago novamente, algumas pessoas voltaram também, poucas, já terminei a minha parte por isso voltei a escrever, o está mais baixo, falta pouco para anoitecer, o vento está um pouco mais forte porque vai esfriar, bom tenho que ir porque novamente meu tempo se esgotou, estou indo para a missa.
Está na hora do jantar, estou jantando na varanda, vendo o anoitecer, a lua tá linda, amarela, parece um queijo (palavras da Ingrid), bom já volto a escrever vou terminar meu jantar. Falei que já voltava, mais demorei muito, depois do jantar fomos ver o luar na beira da piscina, o nosso caminho estava iluminado, na hora pensei que tinha postes de luz lá, mas depois me toquei que era a lua tava iluminando, fomos para a beira da piscina, em silêncio para não acordar aqueles que já dormem, e para que aqueles que ainda estão acordados não nos acompanhem, não é por egoísmo, claro que não, mas para não virar bagunça, depois na beira da piscina, conversei com o Rudson, um dos meus companheiros de JUPAC, conosco foram: Adriana, Natalia, Ingrid, Thales, Francisco, Sabrina e Renato (que todos nós do grupo conhecemos como PIU), vimos o reflexo do luar na piscina, a lua que guiou nosso caminho estava, ou melhor, ainda está radiante, muuito brilhante, as estrelas não ficaram para trás nesse aspecto. Está frio, mas não tanto quanto a noite anterior quando chegamos aqui, o vento não mudou muito da tarde pra noite, está um tempo agradável, eu e o Rudson sentamos num banco improvisado na beira da piscina, ficamos admirando as estrelas porque essa é a nossa última noite aqui, nossa última oportunidade de ver o luar aqui, a partir da próxima noite será aquele céu poluído e se dermos sorte uma estrela ou a lua, agora vou dormir está tarde amanhã tenho que acordar cedo.
Bom dia, sei que estou escrevendo para mim mesma, mas gosto de acordar assim. Ontem a noite assistimos um filme maravilho, chama Poder além da Vida, mas não vou contar porque não vai ter mais folha para mim escrever, Rara.
Hoje nos separamos mais uma vez, para responder digamos assim, umas questões sobre nossa vida pessoal, um PROJETO DE VIDA, estou na beira do lago mais uma vez, comigo estão mais 7 pessoas, apenas uma leve brisa (se que assim que se chama no campo), ouço as mesmas coisas que ontem e mais duas pessoas conversando em um lado do lago, o dia não está tão agradável quanto o anterior, hoje há nuvens no céu, o número de pessoas muda constantemente. Na beira do lago há um pequeno riozinho (como dizem meus parentes mineiros um Corguinho) a água cai calma, não tem pressa, como se esperasse algo acontecer, ela passa perto da piscina. Saí um pouco do lago (quero experimentar novos ambientes) e vim para beira da piscina, no caminho havia pessoas conversando e fazendo o seu projeto de vida, fiquei admirada com as formigas que estão levando seu alimento até suas casas, também estou admirada com a água que sai de tantos lugares diferentes e se encontram no riozinho, vários animais na água, dentro e fora, árvores em volta completando aquele momento, pássaros cantando, a leve brisa, deixando o ambiente cada vez mais agradável. Árvores, flores, animais, água, será que isso é mesmo real? Será que este lugar realmente existe? Não estou sonhado? Porque não dá para acreditar que um lugar tão lindo quanto esse realmente exista nos tempos atuais, o mundo está tão vazio, vazio em todos os sentidos, realmente de tudo!
Pessoas vêm e destroem tudo isso, o que é belo, o que é bom, por prazer próprio, pensando em dinheiro, em seu bem estar social, e as outras pessoas? E o bem estar delas? Está só no dinheiro e no conforto? Será que ter um lugar aconchegante para dormir é suficiente para o nosso bem estar? Não, claro que não, as pessoas não olham ao seu redor, não vê que o bem estar vem de tudo e de todos. E é isso que me faz bem, a natureza, o silêncio, a amizade e tudo aquilo que me trás paz.
Olho pela janela da sala e vejo uma montanha, hoje de manhã tinham vacas lá, agora não há nada nenhum animal terrestre, apenas aves no céu, voando, brincando, ou quem sabe até trabalhando.
Bom agora a Cema está falando sobre o “lixo” que fala o filme, qual é nossa definição para esse lixo, seriam as coisas ruim que pensamos, os sentimentos ruins, querer o mal de alguém, vingança talvez, o egoísmo, ou será tudo? Cada um tem sua definição, cada um tem sua idéia de lixo, então cabe a cada um de nós nos “livrarmos” dele.
Bom era isso que eu tinha para dizer, tudo o que senti,
aqui no retiro, tudo
aquilo que achei que deveria escrever.
A aqueles que leram ou ouviram,
um muito obrigada e espero que tenha
te tocado assim como tocou a mim.
Que a Paz de Deus esteja Contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário