Imagem da Semana

Imagem da Semana

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Catecismo da Igreja Católica


Semana passada foi publicada neste blog, pela minha amiga Raissa, uma matéria sobre o YouCat - o Catecismo da Igreja Católica para os jovens. Pois bem, continuando a temática falemos agora do Catecismo da Igreja Católica oficial.

O que é o Catecismo da Igreja Católica

É um documento oficial do Vaticano que expressam as doutrinas, os dogmas, apresentam os mistérios e define as diretrizes para a Igreja Católica Apostólica Romana em todo o mundo. Tem o objetivo agregar os pontos centrais da fé, permitir aprofundamento teórico da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, nortear a Fé e as definições dos Catecismos locais, tendo em vista as enormes diferenças de realidade da Igreja em todo o mundo.

Quando foi elaborado e publicado o Catecismo da Igreja Católica?

Ao contrário do que se imagina pelo nome, pela associação inevitável com a Pastoral da Catequese, e pelo caráter milenar das doutrinas apresentadas, o Catecismo da Igreja Católica é recente: foi elaborado durante seis anos de intenso trabalho por uma comissão de Doze Cardeais no Pontificado do Papa João Paulo II, comissão esta chefiada pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. Foi publicado pela Igreja pela primeira vez em 1992, e revisado e republicado em 1997.

Revisado? Mas o Catecismo da Igreja Católica mentiu? Publicou erros sobre a fé? Mesmo depois de tanto estudo?

Não; o Catecismo da Igreja Católica foi revisado; e não modificado. Deve-se considerar o significado da palavra revisado. Em sua essência o Catecismo da Igreja Católica continua idêntico. O que foi mudado foram algumas redações que podiam causar interpretações erradas; estes textos foram reformulados na tentativa de passar uma visão mais clara para os fiéis, evitando possíveis erros de interpretações que era possibilitado pela redação antiga. Claro que isto não acaba definitivamente com a possibilidade de interpretação errônea dos textos, mas revela o cuidado do Vaticano com uma linguagem que evite o máximo possível estes erros de interpretação.
E mesmo que porventura a Igreja venha a reelaborar algum trecho, identificando erros e se desculpe oficialmente por eles, como já ocorreu na história da Igreja Católica Apostólica Romana, devemos ter em mente que o documento foi escrito por mãos humanas, que por mais fé que possuam e por mais que tenham estudado a doutrina da fé, são humanos e, portanto, passíveis de erros. Não foi Deus que escreveu o Catecismo.

Como posso consultar o Catecismo da Igreja Católica?

O Catecismo da Igreja Católica está disponível impresso em forma de livros e é encontrado nas livrarias católicas; e também está disponível na integra no site do Vaticano, em dez idiomas: português, inglês, francês, espanhol, alemão, chinês, italiano, letônio, malgaxe e latim (idioma oficial da Igreja Católica Apostólica Romana). Consulte o texto completo em Português no link: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html

Como está dividido Catecismo da Igreja Católica?

O Catecismo da Igreja Católica está dividido em quatro partes, além do prólogo. São elas pela ordem: “A Profissão da Fé”, “A Celebração do Mistério Cristão”, “A Vida em Cristo” e “A Oração Cristã”. Cada uma destas partes está dividida em seções e estas seções divididas em capítulos. No entanto para facilitar a indicação de trechos, usa-se como padrão o número dos parágrafos, que não se repetem ao longo do documento.

Quais as diferenças entre o Catecismo da Igreja Católica e o YouCat?

O Catecismo da Igreja Católica é um documento oficial da Igreja; é maior, aprofunda mais os temas e apresenta uma maior variedade de temas que o YouCat e é apresentado em forma de texto formal. Já o YouCat é uma adaptação do mesmo para os jovens, daí seu nome: YouCat é abreviação para Youth Catechism (Catecismo Jovem, em inglês). O YouCat é apresentado em forma de perguntas e respostas, com linguagem mais popular, complementado por desenhos, citações de santos e religiosos e inclusive, cita os parágrafos do Catecismo da Igreja Católica onde o tema pode ser consultado e aprofundado.
Mas é evidente que não há nenhuma divergência entre as doutrinas apresentadas no Catecismo oficial e no YouCat. São apenas formas de apresentação e linguagem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário